Pages

26 de março de 2012

Desafio do Tempo Passo Nº 6 – Prazos


Se você tem seguido esse Desafio desde o começo, então você provavelmente já escreveu todo os projetos nos quais estará trabalhando  nos próximos meses. Mas quando você pretende terminá-los?

Um erro que muito freqüentemente cometemos é trabalhar mas não ter um prazo pra terminar o trabalho. Nós adotamos aquela atitude de ‘leve o tempo que levar’ e isso é bem ruim para a administração do nosso tempo.

Se você trabalha ou estuda, então você sabe que existe um prazo para cada coisa que você faz na escola ou no trabalho. Tem uma data específica pra você entregar aquele papel ou terminar de preparar aquele relatório.

Por que você acha que isso acontece?

Por que os professores e patrões nos dão prazos para terminarmos o nosso trabalho?

Porque se não nós nunca terminaríamos! Simplesmente deixaríamos as coisas pra “mais tarde” ou as trocaríamos por tarefas mais agradáveis ou mais fáceis de se fazer.

O problema é que muitos dos nossos projetos são pessoais, o que significa que ninguém vai nos dar um prazo para terminarmos. E é aí que o 6º Passo do nosso Desafio entra. Você vai fazer o seguinte:

Veja a lista de projetos que você escreveu no Passo Nº 2.

Faça uma lista de tudo o que você precisa fazer para finalizar cada um dos seus projetos.

Baseado nessa lista e todos os passos que você vai ter que tomar para alcançar o que quer em seu projeto, calcule quanto tempo você acha que vai levar para terminar cada um.

E finalmente, especifique uma data, um prazo de tempo para cada projeto. Certifique-se de escrever a data na frente do titulo de cada projeto.


Você tem que ser realista com respeito ao prazo, mas é importante também que você desafie a si mesma para completá-los logo, porque quanto mais cedo você completá-los, mais rápido você vai ter o que quer e mais cedo poderá investir em outras coisas.

Você deve também ter prazos para as pequenas tarefas que faz todos os dias. Tenha uma data/ hora específica para terminar cada tarefa (inclusive a comilança de sapos) e você vai ver que estará mais focada e mais rápida do que nunca!

Agora, mãos à obra!

44 comentários:

  1. Bom dia, dona Rapha! Ontem fiz um passo a passo de cada projeto meu, e coloquei datas que acredito ser possível de cumpri-lás. Hoje vou pensar e escrever mais especificamente, sobre as atitudes que vou ter que tomar para cumprir os prazos e para que meus projetos não percam a qualidade e eu tenha um bom resultado.
    E o mais importante , estou seguindo enfrente sempre!
    Um abraço para senhora e uma maravilhosa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zaine, a melhor coisa para alcançarmos os nossos objetivos, inclusive administrarmos o nosso tempo bem, depende de quão claro estão nossos planos.

      Esse Passo no nosso Desafio tem me ajudado muito a ver meus projetos mais claramente e me forçar a trabalhar em alguma coisa de cada projeto TODOS OS DIAS.

      Vamos em frente!

      Excluir
  2. Eu aprendi a amar prazos extamente pelos motivos expostos no texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nubia eu aprendi amar milha familia e mas ninguém o amor traz muito sofrimemto e mtas mentiras tbm

      Excluir
  3. Oi D.Rapha, pra mim esse está sendo um desafio mesmo, porque isso é exatamente o que eu não gosto rsrsr, ter prazo, fico atribulada e agitada com isso, mas vou aprender e mudar. É isso que preciso, mudar!!
    Um abraço, vou na fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magla, é por isso que é importante colocar prazos realísticos. Aqueles que você sabe que vai conseguir cumprir.

      Se necessário coloque prazos mais longos, mas o que não vale é se desesperar ok?

      Por isso estamos indo em frente, um passo de cada vez :)

      Excluir
  4. OI!!!!!Bem ,final de semana corridooooo,hoje aqui é feriado para escola então ,por não tirarmos tempo para nosso filho hoje meu esposo me pediu isso.Deixar tudo e ficar a disposição dele.
    Eu estou firme neste propósito e amanhã colocarei tudo em ordem!! Bjs Deus as abençoe .Seguindo em frente!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gis, estou esperando a resposta do email que te mandei... Você vai conseguir!

      Excluir
    2. Eu li,reli,estou lendo,rsrsr.Mas uma coisa já determinei e já coloquei prazo!!E posso confessar que estou amando.
      Vou enviar e mail sim.Deus abençoe e muito obrigada por se sacrificar e nos orientar.Bjs

      Excluir
  5. Vou rever meus projetos e fazer isso, colocar um prazo e de preferencia um prazo pequeno para não deixar tudo para a ultima hora como gosto de deixar rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha... boa ideia Raysa! Vamos eliminar esse negócio de deixar as coisas pra última hora!

      Excluir
  6. Oi D. Rapha, bom eu ja tinha feito meus projetos e inclusive coloquei datas paraterminar todas elas, agora só tenho que fazer os meus pessoais e os sapos...Mas graças a Deus eliminei muita coisa e aprendir a trabalhar com metas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Graziela! Ainda veremos grandes resultados dessa nossa iniciativa!

      Excluir
  7. é pra já, os prazos são uma ótima dica, ainda mais pra mim que sempre deixo tudo pra última hora... ou pra depois da última hora que é pior.
    seguindo em frente, com sua ajuda eu chego lá, que deus continue lhe abençoando!

    ResponderExcluir
  8. Esses dias tenho sentando e pensando aonde errei com meus projetos....Mas enfim,estou estudando .E vou ter que enviar mensagem para pedir mais orientações,a querida Dn.Rapha!!Estou seguindo em frente!

    ResponderExcluir
  9. Bem a revisão já foi feita,muitas das pendÊncias que tinha a um bom tempo, muitas eu consegui colocar em ordem já foram cumpridos os passos,porém tem algumas que são mais difíceis mais a luta continua vamos em frente.Já estipulei os prazos.
    Essa semana estou usando para me dedicar ao novo emprego e aprender o mais rápido possível e colocarei em prática ainda essa semana o que venho aprendendo esses dias, minhas correrias estão mais acalentadas,vamos ver as novidades que terei ainda essa semana e compartilho com vocÊs, mais para quase tudo já estipulei o prazo!
    Vamos continuar na fé com certeza Don Rapha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou curiosa pra saber os seus prazos... então responde ao email que te mandei logo rsrsrs

      Excluir
    2. Bem email respondido =)
      Agora mãos na massa, sei que será de grandes lutas, mais terei a vitória,eu vou vencer esse desafio, esse é o meu Ano....

      Excluir
  10. Olá Dona Rafa, essa semana está uma loucura pra mim, estou usando a tática de aproveitar os tempos vagos, sempre entre um sapo e outro, ou quando não é possível terminar uma tarefa, por algum motivo que não depende de mim, eu aproveito esse tempinho para fazer as tarefas menores da minha lista. Antes, eu deixava passar e acabava se transformando em um sapo.
    Quanto aos prazos, tbm terei que rever meus projetos e colocar prazos, o problema é que eu não sei identificar quais são prioridades na minha vida. =/
    Tudo parece muito importante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, manda pra mim a lista de projetos e quem sabe nós juntas conseguimos te ajudar com as prioridades???

      Vou ficar esperando.

      Excluir
  11. Percebi uma coisa...eu estou dando mole,me distraindo .Tenho que avançar! Eu não aceito vou em frente!!!
    Em um desafio que fiz com Dn.Nanda,uma das dicas era,uma tarefa que quando pratiquei me moldou,mas por não permanecer ,voltei a estaca zero.A minha mente me alerta.Eu odeioooo ser assim,vou continuar ,voo lutar contra isso!! Seguindo em frente.
    Vou enviar o link para a senhora ver ..Bjs Deus abençoe e obrigada por não desistir de mim!!

    ResponderExcluir
  12. - Bom estou estipulando os prazos e esta sendo uma correria pra dar tempo de tudo, afinal sem os prazos, tudo ficou de cabeça pra baixo, muita coisa atrasada! mas eu vou me recuperar! eu também to seguindo em frente!

    ResponderExcluir
  13. Eu também detesto prazos e acabo deixando tudo pro último dia... sei que isso é horrível, por isso quero mudar! Até mesmo pelos prazos da faculdade. Estou indo rever os projetos e fazer isso, vou colocar um prazo pra finalizar e isso é muito bom, ocupa a mente. Vou conseguir!!
    bjs e na fé dn. Rapha!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liliane, você reparou nos comentários que esse é o mal da maioria (inclusive o meu)? Mas isso já é coisa do passado. A partir de agora seremos mulheres organizadas e disciplinadas!

      Excluir
  14. Essa semana para mim foi uma bagunça, mas no final deu tudo certo. Creio que tenho que colocar na minha lista; fazer a lista!!
    Algumas vezes acabo não fazendo a lista, mas quando faço da tudo certo, então tenho que tirar um tempo especifico para a lista!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah ta aí então a razão de ainda não ter visto grandes resultados... A lista é tudo Danuza! Mas vamos falar mais sobre ela em breve :)

      Excluir
  15. É assim mesmo que acontece dona.
    Sempre queremos deixar para depois o que podemos fazer agora e quando vemos já é tarde de mais.
    Com certeza com essas dicas e seguindo o desafio VENCEREMOS!!
    rsrsr..
    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Bem determinei os prazos e já agendei tempo esta semana tempo para cada projeto. espero que consiga cumprir todos vai ser um sucesso

    ResponderExcluir
  17. Olha só de tantos projetos ,eu parei e me estimulei a começar um que tinha deixado para trás .E melhor dei um prazo!! Estou seguindo em frente!! Bjs

    ResponderExcluir
  18. Minha semana foi bem corrida, mas no fim deu tudo certo!!Tá um pouco difícil vir aqui sempre.

    ResponderExcluir
  19. Bárbara Gonçalves5 de abril de 2012 às 15:15

    Essa semana estou anotando todos os passos na minha agenda para cumprir todos! desde o primeiro do Desafio do Tempo... Porque não posso pular nenhum, mas ontinuo firme nesse propósito! Minha agenda para o fim de semana já ta cheia! O.O Mais eu vou conseguir cumprir *---*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dn. Raphaela eu peguei catapora, então parei no tempo, estou tão doente que mal consigo digitar , meu corpo está cheio de bolhas , eu estarei ausente por uns 7 dias até me recuperar.

      Excluir
  20. De fé em fé sempre, será que já alcancei alguns prazos??? hum................

    ResponderExcluir
  21. Uau nem vou contar as coisas que tem acontecido ultimamente.Tenta coisa, tanto imprevistos, tanta mudança de planos que só minha listinha para me manter "lucida" rsrsrsrsr.

    ResponderExcluir
  22. Bom ,já estou boa da catapora, e agora tá uma guerra por que eu fiquei cheia de coisas pra fazer,consegui cumprir várias tarefas já que coloquei prazos, mas ainda tenho muito trabalho pela frente, a senhora tá sumida o que aconteceu ? fique com Deus Dn. Rapha :)

    ResponderExcluir
  23. Oi Dn. Raphaela,
    Graças à Deus depois de muito tempo de Desafio, consegui pegar o hábito de escrever tudo o que tenho que fazer no dia em uma agenda e colocar horários em cada coisa. Nossa! Como isso tem me ajudado, vi que consigo fazer bem mais coisas em um dia e não esqueço das que não deu para fazer, faço no outro dia. Claro, ainda tenho bem mais coisas para mudar, mas as mudanças já começaram :)

    ResponderExcluir
  24. Esta semana para mim foi um misto de folga e trabalho pesado. Acabei abandonando tudo o que aprendi com o desfio do tempo, e estou atolada, sem falar que na maioria das vezes me sinto indisposta:(
    vou começar tudo de novo, reler todos os e-mails que recebi e me manter na linha rsrsrs.

    ResponderExcluir
  25. Oi, acho que agora to falando com a pessoa certa, pois achei um blog da rapha e achei que era da sra....ate coloquei as minhas duvidas la, ai hj recebi a resposta dela dizendo que não sabia o que eu tava falando...olha meu mico ai, do jeitinho que escrevi...
    Oi, eu acho que não deve ter ido a minha duas duvidas, então vou escrever de novo….o desafio a sra disse que começa na segunda, certo? então é pra eu enviar a foto da tarefa esta semana já, ou é pra enviar na outra segunda, pq a sra disse que começa na segunda e termina no domingo e a tarefa chegou no dia 01 na segunda, então fiquei com duvida, outra coisa é que a tarefa que foi colocada pra fazer é uma lista de afazeres presentes, futuros e atrasados, certo? então é pra colocar os afazeres do dia, e o que for pra fazer nos outros dias, coloca em afazeres futuros? ou cada dia tenho que fazer uma nova lista?
    Só mais uma coisa, eu ainda to no desafio?
    ***Há não consegui colocar meu nome na caixinha abaixo que diz comentar como, então coloquei anônimo mesmo, mas meu nome é Marcely***

    ResponderExcluir
  26. Marcely, a foto você tem que me enviar até amanhã pois é quando acaba a primeira semana. Já a lista com os sapos você tem que fazer todos os dias, usando ítens que você colocou na sua primeira listinha que fez semana passada. Você vai incluir os ítens a cada dia e marcar quais são os sapos. Daí você tem que trabalhar neles como primeira coisa todos os dias ;)

    Se você recebeu o meu último e-mail da quinta-feira passada é porque ainda está no Desafio hehehe

    ResponderExcluir