Pages

11 de fevereiro de 2012

O Homem que Mudou o Jogo




Quando esse filme saiu em cartaz, eu não fiquei com muita vontade de assistir não... parecia bem chato. Algumas pessoas recomendaram, mas mesmo assim, não sei porque, não me parecia um filme bacana. Mas como eu estava errada!

Esse filme não tem ação, não tem muita emoção, não tem lutas, não tem drama mas eu gostei tanto!!!

É uma história baseada em fatos reais sobre o gerente Billy Beane (interpretado por Brad Pitt) de um clube de Baseball. Eu não entendo nada de Baseball gente, mas o filme mostra que o time administrado por Billy era bem pobre comparado com os outros e por isso não tinha condições de contratar os melhores jogadores, e como conseqüência, não conseguia ganhar nenhum jogo, muito menos campeonatos.

Então, o objetivo de Billy era dar um jeito de usar o pouco recurso financeiro que tinha para montar um time bom o suficiente para começar a ganhar os jogos e assim sair da situação precária em que o time se encontrava.

É muita coisa pra explicar aqui, por isso você deve assistir o filme e prestar bastante atenção :), mas pra resumir a história, ele opta por usar uma estratégia criada por um homem que todos julgavam louco. Ao invés de se basear na aparência e no que os outros times sempre se baseiam na hora de contratar jogadores, ele passa a se basear nas estatísticas de quanto um específico jogador consegue marcar pontos.

Ele encontra muitas dificuldades, pois ninguém acredita em sua nova estratégia, o técnico do time não coopera, ninguém acredita nele, só um outro rapaz que ele contrata que diga-se de passagem começou toda a idéia.

Estou contando muito gente?

Vou tentar resumir mais rsrsrs. Então ele faz umas loucuras... começa a se desfazer dos ‘melhores’ jogadores que tinha, força o técnico a mudar as posições dos jogadores no time, muda a sua maneira de tratar os jogadores, enfim, faz de tudo que ele podia e sabia, pois realmente acreditava na sua nova estratégia.

E o que acontece??? Funciona!

Esse filme nos ensina que se você quer fazer a diferença, você tem que ser diferente e não ir pelo que todo mundo já faz. Ele mostra a história de um homem que realmente soube fazer do limão uma limonada!

E que muitas vezes obter sucesso ou solucionar um problema é só uma questão de fé, planejamento e matemática.

Filmaço esse aqui! Está super recomendado!

Tem uma nova votação acontecendo, não esqueçam de votar na análise da semana que vem.

11 comentários:

  1. Acredita que eu assisti ele essa quinta???
    Gostei tb!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Lúcia da Silva Martins11 de fevereiro de 2012 às 14:47

    Esses dias conferi um filme que você falou aqui que era ruim ( O noivo da minha melhor amiga) e, realmente, o filme chega a ser surreal de tão ruim. Tem certos filmes em que os produtores pensam que a gente é besta. Tem coisas ali que não acontecem nem na vida cecular...

    Muito legal seu blog.

    Lúcia Martins

    ResponderExcluir
  3. Dona Ameii a dica! Com certeza irei assisti.
    O blog esta a cada dia melhor.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. oi d. Rapha, recebi seu email e corri pra ver o trailler no you tube e já percebi mas ou menos a trama gostei da frase: ADAPTE-SE OU MORRA...RSRSRS vou ver completo e em breve deixo meu comentario....bjinhos

    ResponderExcluir
  5. Já assisti esse filme. É Muito bom. Nos mostra que não podemos desistir com as dificuldades e nem fazer algo só para agradar a todos. Temos que persisti no que acreditamos. Acreditar em nossa capacidade e idéias. E temos que ser criativos também. Foi isso que entendi do filme. Na verdade o filme tem tanta coisa boa.

    ResponderExcluir
  6. Eu assisti,e cada passo que algo acontece na minha vida ,me lembro dele.É interessante, o que me revelou.
    Tanto é que não consigo deixar de registrar ,quando falo com alguém.
    No filme do homem que mudou o jogo ,foi exatamente isso,ele mudou tudo sobre o jogo.
    Ele tinha uma marca de ter frustrado as expectativas sobre ele,ele era simplesmente cheio de talentos,mas faltava acreditar em si,uma frase que me marcou:

    Billy foi escolhido por ser polivalente!
    Poucos olheiros conseguem entrar na mente de um jovem e saber que ele é confiante em si mesmo.
    Saber que é confiante a respeito do que sabe fazer.Confiança em si,é tudo.
    Podem contrata-ló se baseando nas habilidades dele.Mas ele precisa ter sucesso para ficar confiante.
    E só quando ele fica confiante é que consegue alguma coisa.
    Se decidir a partir do que vemos ,as coisas não vão funcionar.
    E segue..
    Ele atingiu um momento de tantos jogos ganhos,e no final no último ele perdeu o campeonato.
    Quantas vezes queremos ganhar um campeonato ,e ficamos perdidos com os resultados,o que quero de mim? Ganhar um campeonato ou revolucionar a maneira de mudar um jogo!?

    Mas o que realmente era sobre o que queria desta história é que devemos mudar o jogo,não importa os resultados!Ele perseverou no Campeonatos.
    Ele foi reconhecido por mudar o jogo, o fez o homem mais bem pago sobre o assunto. Mas sua agonia,insatisfação,não o deixava simplesmente
    Mas ele ficou insatisfeito,por não ter ganhado o campeonato,ele continuou tentando. Ele não queria um valor,mas conseguiu uma revolução,conseguiu mudar opiniões,ser clinico em ver uma pessoa,e saber que ela pode não conhecer de algo,mas pode ir além.
    Tem uma frase de uma pessoa,que se encaixa bem aqui:tem coisas que não depende de vc,e o que depende de nós é mudar o jogo,não visar no que vemos no momento,mas na atitude,no investimento de mudar e revolucionar.
    Realmente eu falaria muita coisa sobre o assunto espero ter alcançado o objetivo .bjnhos a todas!
    Seguindo em frente!

    ResponderExcluir
  7. Eu assisti juntamente com meu marido na sexta feira passada. Ele ficou vidrado achando o máximo o cara ter conseguido construir um time tão vitorioso com quase nenhuma verba. Mas para mim, o segredo estava no personagem Peter Brand que apresentou a solução baseado, unicamente, em uma estratégia matemática.
    Achei interessante a forma dele ver as coisas, sem sentimento, "se você fizer isso + isso + isso o resultado é esse, não tem como dar errado". Acho que esse é o ponto do Desafio do Tempo, a estratégia, se você cumprir cada passo do que planejou o resultado vai ser o esperado, se você fizer só uma parte (como no início do filme que o técnico não queria colocar os jogadores na posição certa) não adianta, não vai alcançar o objetivo final.
    Acho que em vários momentos de nossa vida passamos por isso e se quisermos algum resultado, temos que agir com esse pensamento. Assim, também, é a fé, se plantarmos e tomarmos as atitudes certas, não tem como dar errado, não existe sentimento, o resultado é um só, o da vitória. Foi isso que eu entendi com o filme.

    ResponderExcluir
  8. Assisti ao filme novamente para esta tarefa.. Já havia assistido há tempos com meu esposo e é um ótimo filme... Dessa vez fiquei buscando algo que o ligasse ao desafio e o que consegui enxergar foi o fato de que pra um time ganhar, tinha uma "composição" de fatores que tinham que ser primeiramente DETECTADOS e DEFINIDOS e posteriormente SEGUIDOS. Enquanto o técnico empancava com a formação pré-definida, nada dava certo... Até que, forçadamente, a direção foi seguida e o time engrenou. Temos nossa listinha, nossa direção... Só precisamos seguí-la com afinco. E o importante: Não desistir!

    ResponderExcluir
  9. Hola Sra. Rapha! Asistí el filme y tengo certeza que lo veré varias veces mas. Me encanto. Ya lo estoy recomendando. Billy Beane se atrevió a hacer lo que nadie había hecho antes. Utilizo un método que a simple vista no tenia nada que ver con el beisball y que a corto plazo no parecía traer resultado, pero que finalmente cambio la manera de ver el beisball. Con los recursos que él tenia supo encontrar la manera de resolver su problema, y no solo resolvió sino que marco la diferencia. Y fue inevitable no compararlo con nuestro desafío, porque desde el principio incorporamos tareas y hábitos que por lo menos en mi caso, hoy están marcando la diferencia. Tengo mucho que aprender, pero el hecho de seguir un plan, una estrategia, paso a paso, me ha traído muchos beneficios, y estoy logrando metas que hasta hace un año parecían poco probables de cumplir. Mi tiempo esta siendo mucho mas aprovechado, es mas productivo. Ahora esperando el Sapo de los Sapos. Bss!

    ResponderExcluir
  10. Depois de uma saga imensa para conseguir achar o filme, depois achar e ainda por cima legendado, aqui estou eu rs. O que mais me chamou a atenção foi a forma de adaptação de Billy Beane em relação ao seu orçamento. Quer dizer ele precisava de vitórias mas tinha pouco recursos, mas com o que ele tinha na mão e com que ele podia fazer, mudou de fato o rumo do seu time. E como ele não teve de inicio apoio, mas mesmo assim ele seguiu naquilo que ele acreditava que iria funcionar. Gostei =)

    ResponderExcluir