Pages

16 de janeiro de 2012

Desafio do Tempo Passo Nº 3 - A Dieta do Sapo



Há uns anos atrás eu li um livro bem legal sobre como administrar o tempo e ele me ensinou uma das lições mais importantes para organizar o meu tempo.

Me ensinou a comer sapos.

Sim, se eu quisesse terminar as coisas que eu tinha pra fazer durante a minha semana, eu deveria comer pelo menos um sapo todas as manhãs.

Isso é o que o livro diz:

'Por muitos anos há uma ditado que diz que se a primeira coisa que você fizer todas as manhãs é comer um sapo vivo, você pode continuar o seu dia com a satisfação de saber que isso é provavelmente a pior coisa que vai acontecer com você o dia todo.'

É ou não é verdade?

O seu sapo é a tarefa mais importante que você tem que fazer hoje, aquela que você provavelmente vai deixar pra 'depois' (e você e eu sabemos muito bem que depois quer dizer nunca, ou um dia quando você não puder mais adiar porque as coisas ficaram fora de controle). Essa é geralmente a tarefa mais chata, a que você NÃO quer fazer, aquela que te faz sentir cansada só de pensar, mas também aquela que terá o impacto mais positivo no seu dia e na sua vida e que trará os maiores resultados.

Nós geralmente fazemos o contrário. Nós escolhemos a tarefa mais fácil e mais gostosa (ou pelo menos a menos chata) primeiro e quando terminamos estamos simplesmente cansadas demais para fazer a mais demorada, cansativa, chata e mais importante. É por isso que estamos sempre deixando 'pra amanhã' (o que também quer dizer 'nunca').

Se de todas as tarefas que você tem que fazer hoje, você escolher a mais difícil e trabalhar nela até terminar, você vai seguir com o seu dia com a sensação de realização e alívio pois a tarefa mais importante/difícil já foi feita.

'Se você tem que comer dois sapos, coma o mais feio primeiro.'

Aqui está outra coisa, muitas vezes nós estamos cercadas por sapos, especialmente se por muito tempo temos adiado comê-los, então se você tem duas ou mais tarefas difíceis pra hoje, escolha a mais difícil e faça essa primeiro.

E por último:

'Se você tem que comer um sapo vivo, não ajuda muito ficar olhando pra ele por muito tempo.'

O que significa que você tem que fazer a sua tarefa mais importante/chata/difícil logo de manhã pra acabar logo com ela.

Todos nós temos sapos pra comer hoje e todos os dias e quanto mais tempo levarmos para comê-los, mais gordos feios e maiores se tornam. Então vamos trabalhar no seguinte essa semana:
  1. Faça uma lista de tudo o que tem que fazer amanhã 
  2. Veja qual é a sua tarefa mais importante, aquela que se terminada terá o maior impacto na sua vida hoje - geralmente aquela que você tende a adiar 
 3. Faça essa tarefa antes de qualquer outra. Faça-a primeira coisa pela manhã e não comece nada mais até que tenha terminado  
Eu já estou usando esse método e ele realmente funciona. Então vamos fazer um acordo?

Todos os dias essa semana nós vamos vir aqui no final do dia e deixar os nossos comentários sobre como foi o nosso dia. Nós vamos falar quantos sapos conseguimos comer, o que está funcionando ou o que não está ok?

Escrever essa postagem é um dos meus sapos de hoje :) Então, um já foi comido... agora vou pro próximo!

P.S.: Se você quer se juntar a nós na próxima fase do Desafio do Tempo, você pode se cadastrar aqui.

124 comentários:

  1. Amei essa dica, então minha listinha para amanhã....
    1-Já que será minha folga, acordar ao menos 9 hs da manhã.
    2-Arrumar minha casa para ter a tarde livre para a gravação de um CD.
    3- Me alimentar direito e saudável,em possíveis horários fixos, não ficar sem comer....e depois me alimentar de besteiras....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu sapo foi acordar cedo,só para devora-lo de uma vez só acordei as 8:30 da manhã rsrsrs
      Além disso eu venci um outro que além de querer tentar me fazer comer fora de hora,era para degustar uma Pizza e eu disse não!!!!!!
      Força na peruca eu emagreço ou emagreço......
      Isso foi na terça-feira....

      Excluir
  2. Dn. Rapha!!!! Help!!!! Preciso de ajuda e uma orientação extra rsrsrs!! Tem algum e mail que eu possa enviar para esclarecer uma dúvida ,pois mudou meu cronograma e meu desafio aumentou!! Bjinhos esse desafio para mim é uns dos mais importantes ,pois dele com certeza florescerá minha vida espiritual,minha fé,minha família,minha vida financeira,ai ai ,só o Pai!!! Bjnhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já te mandei um email Gislaine :)))) Estou aguardando :)

      Excluir
    2. OK!!!Muito obrigada! Meu sapo de hoje é fazer minha anotação para emfrentar os sapos de amanhã ,e já comi ele rsrsrs.Ufa! Pensei que não ia dar conta.amnhã será outros dois sapos enormes que já listei assim,(1S) e (2S),Sapo 1 1 Sapo 2 ,ufa ,amanhã conto como foi !

      Excluir
  3. Olha lendo essa postagem vei o sapo gordo, enorme e feio na minha frente, ninguem merece viu....Tenho que limpas as janelas da minha casa, parece besteira né, mas minha casa parece ser feita de janelas e mais janelas, nunca vi coisa igual, as janelas são enormes e muitas e porta de vidro para a varanda tambem, uufff.....mas vou engolir esse sapo AGORA !!!!!!!!
    A noite venho pra contar como foi esse prato rsrsr..
    Um abraço.
    Mag

    ResponderExcluir
  4. Oi Dn Rapha!! Olha lendo esse post fiz minha listinha. Ela tem 4 sapos mas 2 podem ser resolvidos num dia, só que os outros 2 não. Por isso, vou fazer esses 2 primeiro, que são mais urgentes, e os 2 últimos devem ser trabalhados sempre todos os dias, já que são grandes são coisa pra um mês ou mais, pois têm a ver com os meus estudos. São bem chatinhos, mas devem ser engolidos!! É isso aí!!
    Só não vou poder voltar aqui amanhã porque vou estar num lugar sem computador, mas assim que der eu volto ;)
    bjs e vamos em frente!!

    ResponderExcluir
  5. Esse desafio é com certeza o ponto principal para 2012 dar certo.
    o meu maior sapo e que eu adiei todo esse tempo era treinar violão e completar o preludio que o meu professor me passou. Ele me passou isso em dezembro uma hora dessas eu deveria estar dedilhando de olhos fechados, mas como deixava sempre por ultimo nunca treinei.o meu professor me ligou agora á pouco dizendo que temos aula sábado e o preludio tem que estar mais que pronto!!!Esse é meu sapo que virou dragão.
    durante toda essa semana chequei o meu e-mail mas de três vezes no dia, esperando o próximo passo para o desafio.
    Ah, um sapo que já engoli foi o meu blog e até coloquei um link para quem quiser entrar no desafio!!

    ResponderExcluir
  6. Olá dona Raphaela, hoje consegui fazer tudo que eu tinha programado, fiquei muito feliz , agora meu sapo de amanhã vai ser passar roupa,pra mim é um sapo porque não gosto de passar,mas estou cansada de ficar adiando e passando toda vez que vou sair. Amanhã eu posto aqui se consegui fazer tudo. Um abraço !!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Gente, hoje eu comi 4 sapos!! Um deles eu vinha enrolando desde Abril do ano passado, acredita? Bem, foi devorado hoje:)

    Outro também era velho, creio que desde Outubro... já foi guela abaixo rsrs

    Estou contente por ter eliminado esses dois e ainda ter comido mais dois.

    Amanhã tem mais comilança de sapo!! Vamos em frente!

    ResponderExcluir
  8. Olá

    Não recebi email essa semana, acabo de ver agora no site, vou planejar e depois volto para responder, Rapha por que não recebi? ( buá)
    Obrigada
    Até mais

    ResponderExcluir
  9. Meu (1 S ) Sapo 1 já foi devorado hoje!!!! rsrsr e Dn Rapha até já recebi por ele!!!rsrsr. Agora vou preparar o almoço para meu filhos e ir para o meu próximo(2 S) Sapo 2! depois escrevo e conto!! VAMOS SEGUINDO EM FRENTE SEMPRE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ufa!!! Engoli Sapo 2 e outro sapinho que apareceu,e confesso se não tivesse me desafiando ,com a chuva que estava teria desistido.Mas desta vez não!! Fora sapos ,sejam todos engolidos!!!Seguindo em frente amanhã tem mais!!!

      Excluir
  10. Muito bacana, d. Raphaela!
    Só uma coisa: eu não recebi a mensagem no email esta semana. Será que houve algum problema com meu cadastro?
    Um grande abraço!
    Continuemos nessa guerra!
    Pois: "assim como penseis, assim será"!
    Nós vamos conseguir!

    ResponderExcluir
  11. Oiii, eu engolí meu sapo ontem, amanhã tem outro me esperando, huummm, quanto sapo heim?!!! Credo !!! O meu também estava me perseguindo desde o ano passado, mas ontem foi o dia dele !!!
    Muitas coisas acontecem para me desviar, sempre tem algo que aparece urgente, afff....mas eu pego eles.
    Um bjim D.Rapha, ta sendo muito legal !

    ResponderExcluir
  12. olá, hoje comi 2 sapos, não foi fácil , mas consegui.Amanhã já tenho 1 logo cedo para enfrentar. Mas estou super feliz com esse desafio.

    ResponderExcluir
  13. Gente, o sapo que eu comi ontem voltou à vida :( Fiz uma coisa errada no meu computador e apaguei tudo o que tinha feito ontem aaaaaaaaaaaaaa!!!!

    Mas não tem problema não, esse eu vou comer até de garfo e faca!

    Hoje consegui comer 3 sapos e amanhã tem um montão...

    ResponderExcluir
  14. Oi gente,
    Cheguei meio atrasada pra ler o post :\ Mas acho que o sapo de hooje é fazer essa listinha de tarefas que eu ainda não fiz e arrumar meu quarto! #DIFÍCIL :/ Então vo lá devorar meus sapos ;D

    ResponderExcluir
  15. Ufa mais sapo desceu garganta a baixo!!! Vamos seguindo em frente!

    ResponderExcluir
  16. Hoje pensei que não ia conseguir, mas deu tudo certo, mais um sapo foi devorado. Amanhã tem mais 2.

    ResponderExcluir
  17. Hoje eu comi 2 sapos e 1/2 :) Não foi a quantidade que eu queria comer mas é definitivamente um progresso. Na verdade hoje eu consegui fazer algo que já planejei e tentei fazer várias vezes, mas nunca fui capaz.

    Eu estou chegando onde eu quero... um sapo de cada vez :)

    ResponderExcluir
  18. Ola, d. Rapha!

    Estou na guerra! Muito forte esse proposito! Veio no momento certo. Estou de ferias da faculdade e tudo que queria era descansar um pouco. Mas ai veio o quarto jejum de Daniel. Inicialmente, a carne nao queria, mas por obediencia, prossegui e percebi que nao era hora de descanso. Aproveitei a ausencia de toda e qualquer distracao para colocar minha vida em dia: espiritual, familiar, Obra de Deus, financeira, estudos, saude, casa. Enfim, nada de descanso e tem sido otimo ver um montao de coisa que estava pendente se colocar no lugar.
    Gostei muito da dica de colocar tudo no papel. Tem sido MARAVILHOSA! Assim, deixamos de agir por instinto e passassemos a usar a cabeca pra planejar tudo o que temos a fazer. Adeus DESPERDICIO de tempo! Seja bem-vindo mais tempo para aprendermos coisas novas, servirmos a DEUS, cuidarmos de nos mesmas e, no final, com a consciencia tranquila, fazermos as coisas que gostamos.
    ah, e sobre os sapos, isso eh verdade. Saber que temos algo importante a fazer ajuda inclusive a nos levantarmos cedo. A gente tem que ter um OBJETIVO para cada dia.

    Hoje eu comi dois sapos logo de manha.
    DEUS continue usando a senhora!

    ResponderExcluir
  19. Wou ontém eu comi uns 3 sapos.......
    1- Eu tive um dia de cão, as bebês que eu cuido no abrigo em que trabalho, estavam meias enjuadinhas, e não paravam de chorar, dormiam por trinta minutinhos e acordavam, não queriam me deixar fazer os demais afazeres pedagógicos que tenho dentro da casa.....
    E na minha listinha estava atender ao menos 3 adolescentes para ajuda-los.
    E com aquelas bebês chorando o que que eu iria fazer??? não poderia deixa-las chorando.
    Comecei meu Deus o que eu faço para ficar com tempo livre....
    Inventei de dar banho nelas e ungir as águas e apresentei ao Senhor,depois do banho isso era umas 14:00 hs, dei banho nas duas e coloquei elas para dormirem, pois dormiram a tarde inteira e consegui fazer o acompanhamento de 5 adolescentes.... além do que é esperado com expectativas para 2 semanas.....
    Porém foi um dia cansativo e a força pra ir pra IURD saindo de lá 20:00 horas a reunião em minha IURD começa as 20:00hs, mais falei que mesmo que fosse no amém eu precisaria ir.
    Consegui atravessar São Paulo e cheguei pra hora mais precisa a busca...... Foram 3 sapos gorduxinhos viu....

    ResponderExcluir
  20. ontem eu sai para engolir o meu primeiro sapo. Ele virou um dragão e eu não consegui vence-lo já que isso não dependia de mim. Fiquei presa no engarrafamento por muito tempo, por conta disso resolvi só voltar para casa hoje pela manhã, o que me rendeu mais uns 4 sapos, estou realmente numa situação difícil. :(

    ResponderExcluir
  21. Existem situações que são chatas, mas importantes, que estão a tempos pendentes na minha vida, no entanto, não são prioridades no meio dia-d-dia, mas sim, o meu trabalho. Então, quais o sapos mais feios do meu dia? Essa é minha dificuldade, como se td fosse importante e eu acabo fazendo nada.

    ResponderExcluir
  22. Mais um dia e ufa!!! consegui vencer mais 3 sapos, na verdade estava esperando só por 2 mais na ultima hora apareceu mais um, e fui enfrente e acabei com ele. Infelizmente tenho um sapo fixo que todo dia ele está lá , que é ir para academia na parte da manhã,infelizmente não tenho escolha, tenho que emagrecer( porcausa da saúde) e preciso me esforçar para isso.Amanhã volto aqui e falo mais dos meus sapos.

    ResponderExcluir
  23. Gente, estou tão orgulhosa de vocês por não somente se esforçarem para comer seus sapos mas também por virem aqui e contar pra todas nós :)

    É duro mas pode ser feito! É difícil mas...

    :)))))))))

    ResponderExcluir
  24. Ai Dn.Rapha não queria estragar ,mas hoje não consegui comer meu sapo....snifff... ,pensei errado falei não, vou adiantar outra coisa que também vai tomar meu tempo e depois como meu sapo....Moral da história o sapo ficou na minha vida e confesso estou toda perdida de novo...ai ai Meu Deus.Mas eu não desisti do Desafio não , simplesmente vou ficar mais atenta..(que vergonha)!! Até amanhã seguindo em frente SEMPRE

    ResponderExcluir
  25. É assim Mesmo Gislaine, nem sempre a gente consegue acertar todos os dias, mas é a experiência que vai nos ensinar. É como dizem, a prática leva à perfeição.

    Essa sua perseverança vai te trazer o testemunho que você quer!

    ResponderExcluir
  26. Comi dois sapinhos, quero melhorar isso, pois parei de escrever no papel, e isso faz muita diferença. Pense no papel, pense no papel, ai ai como é difícil adquirir um hábito.
    Força para todas!!!!
    Sempre em frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela força ,força redobrada para vc também amiga!
      É duro mas pode ser feito.É difícil mas o faremos juntas!bjs

      Excluir
  27. Ontem embora eu tenha feito outras coisas, só consegui comer a outra metade do sapo de quarta-feira. Tenho que me recuperar hoje!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É duro mas pode ser feito. É difícil mas o faremos juntas!!

      Seguindo em frente sempre! Bjs

      Excluir
  28. Que alegria,lembra aquele sapo que ficou pulando,acabei com ele cedinho,falei hoje não, vc não vai ficar pulando me enganando e engoli ele...depois devorei o outro.Agora os sapinhos que aparecerem durante o dia vai ser simples!! Bjos muito obrigada pela força!! Seguindo em frente sempre!

    ResponderExcluir
  29. Os sapos de ontem foram três, eu não achei que ia conseguir mas deu certo, pensar no papel e determinação tem sido o mais importante para eu conseguir.

    ResponderExcluir
  30. Ontem eu estava sem internet porisso não deu para dar uma passadinha por aqui,mas consegui seguir o desafio com êxito, hoje tenho 2 sapos, 1 estou comendo agora o outro só mas tarde, vamos ver se vai dar tempo, vou me esforçar para isso.

    ResponderExcluir
  31. Oi, acabei de encontrar o seu blog, e já gostei de cara, acabei de chegar da igreja e só vir porque tinha um sapo que preciso muito engolir...antes de engolir o sapo pensei em entrar na net e ver alguma coisa interessante, bom achei o seu blog e de cara você me diz que tenho que engolir o sapo. é acho que não posso mas fugir.
    ah! o meu sapo é umas camisas social do meu esposo que preciso passar-las, não gosto que ninguém passe, acho que é um dever meu. dever e prêvilegio que só cabe a mim.

    beijosssssssssss

    ResponderExcluir
  32. Consegui cumprir minha tarefa ,glut..glut.. fiz sopinha de sapinhos rsrs.
    Tem sido de grande valor! Uma boa Noite e firmes seguindo em frente sempre!
    Dn.Rapha amei a correria e eu sabia que a senhora iria mandar para nós adiantada sim é por isso que estamos juntas ,pode ser feitos!! Bjs

    ResponderExcluir
  33. Oi, ontem não deu pra que eu viesse aqui pois estava na casa da minha irmã, lá não deu pra usar o computador. Mas quero dizer que engoli dois sapinhos ontem!! êêêêêê!!!!
    Agora estou comendo outro e mais tarde tem mais outro!!! Aff! Tenho que sair mas ir na rua nesse sol vai ficar difícil!
    Mas vamos em frente com coragem!!
    Bjunhos

    ResponderExcluir
  34. Oiii!!! Estou empenhada e engoli meus sapos! Tem me ajudado muito!!!

    ResponderExcluir
  35. Tenho praticado engolir todos os dias meus sapos,Dn Rapha paro ou continuo colocando aqui???rsrsr Estou firme! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continue comendo os sapos, também estou firme! Mas não precisa mais postar aqui. Você vai ganhar uma nova tarefa (pessoal) nesse final de semana. Fique ligadinha!

      Excluir
    2. OK!!!Seguindo em frente sempre!

      Excluir
  36. oooi Rapha! Tudo bem?
    Adorei o seu blog e o seu post! Eu realmente ando precisando organizar minha vida. Essa é uma ideia bem inteligente e fácil!
    Vou tentar agora mesmo, indo ler o texto pro meu seminário da semana que vem que to enrolando desde de Segunda. E farei isso agora mesmo.
    Obrigada, a dica é muitissimo válida!
    PS: Qual o nome desse livro?

    ResponderExcluir
  37. Obrigada Ariane! O nome do livro é Top Secret kkkkk, só vou revelar mais pra frente. Fique ligadinha :)

    ResponderExcluir
  38. Bem, não vai ser fácil comer um sapo a cada dia, mas hoje eu comi o minho. Na fé Paola

    ResponderExcluir
  39. O sapo que estou comendo, mas não tinha postado é providenciar a "reforma" e tratamento no interior de meu guarda-roupa contra mofo, finalmente comecei, tinha determinado que começaria assim que as férias da universidade começasse, adiei,adiei, mas esse desafio veio para me abrir os olhos e assim que li a tarefa no e-mail, veio logo na mente: O guarda-roupa, comecei!!!! uhuuuu!!! Já acabou uma latinha de esmalte, vou comprar outra!!! E ainda vou terminar antes do fim das férias! Nossa! Realmente é um baita peso no resto do dia. Já fiz minha listinha e todo dia tem uma nova listinha!!!UHUU! Graças a Deus esse desafio só está me acrescentando e amadurecendo quanto a administração do meu tempo. Obrigada Rafa pela sua sensibilidade e coragem de se permitir ser usada pelo Espíito Santo para ajudar-nos. Katiane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente Katiane!!! É isso mesmo! Vai haver muitos resultados, você vai ver :)))

      Excluir
  40. É difícil engolir os sapos...principalmente quando são chatos, dão trabalho e exigem o ´´tempo´´ que deixamos de lado...mas enfim essa tarefa está me ajudando bastante.
    Em breve passarei a escrever na minha agenda Godllywood.
    Beijos e estamos juntas!

    ResponderExcluir
  41. Eu comi um sapo ontem,me senti muito aliviada,minha consciencia nao peso mas,mas debo engulhir ele a cada dia! O meu sapo e um idioma nao tao simple,mas nao aceito dar de comer ao sapo,eu vou facer dele meu manjar de cada dia! Muito obrigada pela atencao!MF:)

    ResponderExcluir
  42. Esses dias consegui engolir vários sapos que estavam olhando pra mim há muito tempo.... mas continuo na luta!
    D. Raphaela, acabei de ganhar a agenda godllywood e posso passar meus desafios pra ela? ainda dá tempo né?
    Obrigada pela ajuda.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Tati, ainda dá mas você tem que passar tudinho pra ela ok?

      Excluir
  43. Bom dia!!!
    Alguém sabe me dizer se já tem novas tarefas? pois meu e-mail estava ruim... bjs pra todas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!!!Chegou um novo hoje para exercitarmos 21 dias sobre lista e dieta dos sapos!

      Excluir
  44. Sandra Perpetuo - Lisboa22 de janeiro de 2013 às 06:05

    Olá D. Rafa

    Todos os dias tenho sapos bem gordinhos para engolir, por exemplo hoje já comi 3,tenho mais 4, mas vou conseguir.
    Muito bom esta lista dos 21 dias, era o que estava a precisar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  45. Bom dia D. Rapha, estou um pouquinh atrasada nas tarefas, mas estou me dispondo a correr contra o tempo e me engordar de tanto comer esses sapos. Minha listinhas de sapos que devem ser exterminados.
    1- Arrumar meu quarto
    2- Me inscrever no curso de Ingles
    3- Tirar minha habilitação (estou adiando desde o ano passado)
    4-Fazer as tarefas de comilança de sapos rs.
    5- Lavar minhas roupas

    Ate agora listei esses, retorno amanhã para dizer quantos consegui comer. Beijos

    ResponderExcluir
  46. Vou engolir meus sapos também rsrs, tenho buscado fazer isso, mas uma coisa é tentar a outra é conseguir. E eu vou conseguir engolir todos, já me cadastrei para aprender a engolir essa maratona de sapos !

    ResponderExcluir
  47. bom dia! os sapos que tenhopara engolir são:
    1. emagrecer pelomenos 5 kg ate o final do mes;
    2. organiar meu quarto, tirando as roupas que ja não uso;
    3. ter uma alimentaçãomais saudável;
    4. levar meus pequenos a um passeio domingo, commuita diversão;
    5. ser mais simpatica comas pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente :)) Agora é só preparar o estômago para devorá-los rsrsrs

      Excluir
  48. Bom dia!
    Meu maior sapo de hoje é no meu trabalho, estou atrasadíssima para entregar o relatório de março, e ultimamente ando muito atarefada, mas ainda hoje de manhã, vou faze-lo. O segundo é fazer algo pro meu irmão que desde do ano passado me pede pra passar umas musicas pro seu cartão de memória e eu ainda não fiz, vou fazer hoje...Mais tarde volto pra contar minha experiência, e bom apetite pra mim....hora de engolir sapos! Rs rs

    ResponderExcluir
  49. Olá!!! Ontem comi um sapo bem grandinho, tive que com muito sacrifício no meu trabalho tirar um tempo, sem prejudicar nas minhas tarefas para fazer algo que deveria ter feito a mais tempo, Iupi! Baixei um monte de livros que vou precisar na faculdade... Livro de graça, que irão me ajudar muuuito! Falta só o sapinho menos agora imprimir e encadernar...Me empenharei nisto hoje!
    É dificil, mas pode ser feito!

    ResponderExcluir
  50. Acabei de comer um sapo, conseguir algo que há muito tempo deveria ter feito, a sensação de dever cumprido é maravilhosa...
    Abraços, Dona Raphaela!
    E vamos em frente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Luana! Vamos em frente... ainda tem muitos sapos no nosso caminho :)

      Excluir
  51. Tenho um sapo enorme, rsrsrs, e, ele está crescendo desde o ano passado. Esse sapo enorme é para ir no dermatologista, que consegui marcar consulta semana que vem (esse foi um outro sapo também, rsrsrs), mas eu vou e não irei adiar mais, enfim ontem comi um sapo grande também, que era pra mim ir no oftalmologista no ano passado, mas esse sapão já foi devorado. Estou gostando muito desse desafio, e com certeza está sendo um grande desafio pra mim, que é administrar meu tempo e os meus afazeres sem deixar de cuidar de mim mesma. Vou agora comer outro sapo, rsrsrs!!!
    Vamos juntas nesse desafio, bjos dnª Rapha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem vezes que comer sapo é até gostoso né Aline? rsrsrs Ou quase...

      Excluir
  52. ainda não consegui comer o sapo de ir ao dentista detesto só de pensar em sair para ir lá tá difícil mas "único lugar em que sucesso vem antes de trabalho é no dicionário " com força vou consegui :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, comer sapo não é fácil não, mas nesse desafio eles são os nossos melhores amigos... pode acreditar ;)

      Excluir
  53. Meiry Alves
    Meu primeiro sapo foi comido hoje de manhã... dei uma faxina na minha cozinha rs. O 2ºs foi cuidar um pouquinho de mim, pois na maioria das vezes deixo pra depois e depois.
    Enviar a foto fazendo a listinha e fazer a listinha para o dia seguinte foi outro sapo.
    Amanhã tem mais... que dieta!

    ResponderExcluir
  54. Então vou comer um sapãooo passar roupa agora!!!

    ResponderExcluir
  55. MEIRY ALVES - Meu maior sapo foi engolido ontem, 07/04, passar roupas!!! Pena que esse sapo terei que engolir toda semana... Aff!

    ResponderExcluir
  56. MEIRY ALVES - Meu sapo de hoje foi no trabalho... realizar as tarefas mais chatinhas logo pela manhã!

    ResponderExcluir
  57. Eu tinha dois grandes sapos.. O primeiro era de ir até a delegacia de trabalho resolver algumas coisas do meu registro profissional. Eu já tinha encaminhado tudo, mas sempre deixava pra pegar "depois!" E o segundo sapo era em relação a regulamentar o meu nome. Estava com dívidas e precisa ir ao banco e ao SPC resolver esta situação! Também, era outro compromisso que mesmo sendo no centro da cidade, eu sempre deixava pra depois ou quando tivesse com "saco" de ir até lá resolver essas burocracias!

    Como a senhora citou no texto. Terminei o dia com a sensação de dever cumprido e principalmente de que o meu dia rendeu!


    Beijos e vamos em frente.. para engolir mais sapos heheheh

    ResponderExcluir
  58. Dona Raphaela: fez minha listhina do dia, consegui comer meu maior sapo hoje a mañana!!!!!!! mais agora tenho q mantenerme y nao deixar! estou feliz vou por el próximo! isso me esta me fortaleciendo muito! Ob. Patricia Rios

    ResponderExcluir
  59. Boa Tarde Dn. Raphaela...
    Eu quero participar deste desafio, mas não consegui cadastrar o meu Email.
    Stefanie Ferreira Santos
    stefaniefsantos@r7.com

    ResponderExcluir
  60. Olá Dona Raphaela: peço para a Senhora pelo meu português que eu sou da Argentina e eu não posso escrever muito bem ainda, mas vou melhorar.
    Só hoje eu pude ver e ler a tarefa nº3, por esta razão le comento que eu tenho um sapo grande pra comer todos os dias da minha semana que è vencer a preguiça e dedicar mais tempo pra ler a Biblia, por que sempre que eu chego da escola eu estou cansada e deixo pra mais tarde e terminha o meu dia e eu esqueci- me do faze-lo.
    È por isso que esta semana eu vou lutar pra que issa tarefa seja a primeira no meu dia em ser feito; juntamente com outras mais.
    Aqui eu deixo meu sapos a ser comidos em esta semana:
    11/04: dedicar mais tempo pra ler a palabra do Deus/
    12/04: dedicar mais tempo pra ler a palabra do Deus/ Fazer compras pra escola.
    13/04: dedicar mais tempo pra ler a palabra do Deus/ Mudar o meu look
    14/04: dedicar mais tempo pra ler a palabra do Deus/ Asistir a reunion da Força Jovem.
    15/04: dedicar mais tempo pra ler a palabra do Deus/ Me inscrivir en um curso do portugues.
    E dificil mas eu fare todo! Beijos Dona Rapha.
    Florencia Encinas.

    ResponderExcluir
  61. MEIRY ALVES - Meu sapo do dia 09/4 foi ir ao médico... peguei uma gripe forte e estou me cuidando! Meu sapo de hoje foi fazer essa postagem rsrs
    Vamos em frente...!

    ResponderExcluir
  62. Yhêda Brandão - Bom, entre segunda e hj tive 27 sapos ao todo, mais "comi" 14.

    ResponderExcluir
  63. yHEDA BRANDÃO- HJ TINHA 05 SAPOS E "COMI" 03, ONTEM NAO LEMBRO QUANTOS MAIS "COMI" UNS 02 IMPORTANTISSÍMOS.

    ResponderExcluir
  64. Olá dª Raphaela, estou nessa também, vou começar a listar os sapos do meu dia-dia e come-lo logo pela manhã. A sra comentou o trecho de um livro sobre administração do tempo, poderia dizer o nome do livro.
    Agradeço desde já.
    Bjinhos
    Sheila

    ResponderExcluir
  65. Olá D.Raphaela acabei de fazer minha lista para amanhã a primeira coisa é arrumar e organizar minha casa e lavar minhas roupas que estão acumuladas,pois passei alguns dias fora de casa .Vou comer esses dois sapos e contar o resultado amanhã.

    ResponderExcluir
  66. Hello! Nunca imaginei que houvessem tantos sapos gordos e feios à minha frente, o que eram um simples "girino", como uma troca de torneira, se tornaram "sapos boi"... Ufa, o primeiro sapo de hoje já engoli, foi a noite, mas valeu, rsrs... Amanhã tem um sapo feio, grande, chamado trabalho da facul... e os demais gente, vcs não tem noção de como está minha "cria" de sapos, estão gigantes, sei que será uma tarefa árdua engolir a cada dia um desses enoooorme sapos, mas eu conseguirei! Bjs a todas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como vc Catarina também tenho vários sapos gordos....rsrsrs!!! Mas conseguiremos engolir tds...Bjs!!!

      Excluir
  67. Já detalheiiii meus sapos feios... agora é somente fazer!!! aiiii Jesus me ajude!!! bjsssss D.Rafha, estou amando... não é facil mais eu chego lá!!! Patricia Abreu Fortaleza CE. ;*

    ResponderExcluir
  68. Dona Raphaela, só de ler esse post alguns sapos já me vieram a mente, principalmente relacionados ao meu trabalho - realmente tenho q organizar alguns documentos e digita-los antes do dia 25, para poder não me atrapalhar no fechamento do mês - isso constantemente acontece !!!

    Ontem mesmo já organizei algumas coisas importantes - engoli 1 sapo no turno da manhã e 2 a tarde !! Consegui anexar nos prontuários, documentos pendentes desde semana retrasada e mandar os relatórios para a recepção nos dois turnos !!

    Isso me ajudou bastante.

    Sem contar que sábado também comi um sapão rsrs ! Consegui acordar cedo e dei uma faxina geral no meu quarto - de arrastar cama, guarda roupa e ver as coisas que não uso mais !! Meus pais e meu noivo ficaram impressionados já que eu não fazia isso a tanto tempo que nem me lembro mais !! rsrs...

    Estou confiante e Confesso que fiquei animada, mas a tarefa vai ser longa !! rsrsrs


    Beijinhos fica com Deus !!


    Vou assim que digerir mais um sapo rsrs !!

    ResponderExcluir
  69. Olá D. Raphaela e parceiras!!! Já fiz minha listinha de sapos e tomei um susto!!! Tenho varios sapos feio para comer. Mas vou seguir em frente e elimina-los da minha listinha!!!!Bjinhos a tds!

    ResponderExcluir
  70. Olá Dona eu faço a minha lista e é verdade que há um monte de sapos nessa semana eu eliminados todos os dias sem saber. Isso me ajudou muito eu continuei dessa maneira, porque todos os dias há mais e mais.

    ResponderExcluir
  71. Olá Dona Raphaela peço desculpa+a de não ter vindo colocar cá todos os dias mas eu tenho estão sem net e então para mim é mais complicado mas na terça li logo o seu e-mail e apesar de não vir cá por tenho feito a minha lista em casa e visto todos os dias quais os sapos que tenho que engolir.
    Realmente é verdade o que a senhora diz tenho sempre tendência a deixar o que menos gosto para depois e depois quando é altura de fazer invento uma esculpa mas esta semana não não tenho feito sempre primeiro o que não gosto tanto mas sei que tenho que fazer e apesar de nós primeiros dias engolir grandes sapos nos dias seguintes já faço um pouco sem pensar.
    Muito obrigado Dona Raphaela este desafio está a ser muito interessante apesar de estar no começo e esta a ser muito útil, pois após vários dias a tentar engolir o sapo começa a tornar-se uma rotina, engolir sempre e primeiro os sapos maiores.

    ResponderExcluir
  72. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  73. Ola Dn° Raphaela, fiço a minha lista vir o quanto de sapos precisava eliminar no meu dia a dia , tinha dificuldades de arrumar logo de manha cedo as minhas coisas para o uso do dia a dia. E tambem arrumar as coisas de casa percebir que esses sapos acabava me vencedo pelo tempo pois acabava deixado tudo pra mais tarde e ai quando eu ir fazer acabava deixado tudo pela metade, hoje mesmo eliminei esses sapos do meu dia a dia e eu percebir que eu nao demorei no afazeres de casa e na minhas coisas pessoais, e ainda sobrou tempo para
    mim.Estou muito feliz por ver que sou capaz de organizar as minhas coisas.

    ResponderExcluir
  74. Oiii Dna. Rapha...

    Quando vi a tarefa com a parte das listinhas logo pensei...isso é facil. Mais parar um tempinho pra faze-las me fez ver que não é tão facil assim hahaha. Escolhi o metodo da caneta e papel. Pude ver quantas coisas ja tinha que ter feito e nao fiz, quantas coisas deixei pra tras e as coisas que tinha que fazer e não dava a menor importancia. Por mais que na maioria dos dias elas sempre vinham a memoria, mais logo procurava pensar em outra coisa para não ter que ficar me torturando...rsrs. E a parte dos sapinhos...rsrs...hj já engoli um sapãooo e foi em relação a minha vida espiritual. To adorandoooo o desafio e tenho certeza que vou aprender muitooooo!!!

    ResponderExcluir
  75. Bom dia, Raphaela!
    A principio parecia tão fácil... Porém fui devorada por todos os meus sapos! Rsrsrsrs.... Vou me esforçar mais essa semana! Beijos!

    ResponderExcluir
  76. Olá D. Rapha... Hje eu tinha 7 sapos pra engolir durante o dia, mas consegui somente 4, mas os 4 já eram sapos velhos, rsrsrs. Essa semana aki no RJ é super curta, então, serei mto sincera, como semana passada estive doente, essa semana curta será longa de trabalho. Mesmo assim, no feriadão, correrei contra o tempo perdido, ou melhor, contra os sapos não engolidos, rsrs.Mais uma vez, obrigada!!!

    ResponderExcluir
  77. Ola sra Nanda na segunda-feira eu tive 5 sapos e nao consegui comer nehum, mais hoje eu tive 7 sapos e consegui comer 4.
    Esta tarefa é muito bao pois eu estou vendo resultados na minha jornada diaria.
    Atte: Leyny da Bolivia

    ResponderExcluir
  78. Boa tarde!
    Segunda eu tive 5 sapos, engoli 3.
    Terça eu tive 1, engoli ele.
    Hoje (quarta) tenho dois, to tentando, vou conseguir engolir.
    Volto amanhã...
    Beijinhooo

    ResponderExcluir
  79. Olá Dona Rapha !!

    Segunda Feira (22 de Julho): Eu tinha 13 sapos, e consegui comer 7 e meio.

    Terça Feira (23 de Julho): Eu tinha 8 sapos, e consegui comer 7.

    Quarta Feira (24 de Julho): Eu tinha 4 sapos, e consegui comer 3 e meio.

    Quinta Feira (25 de Julho): Eu tinha 4 sapos, e consegui TODOS

    Beijos !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia !!

      Sexta - feira (26/07/2013) - Tinha 3 sapos, consegui comer TODOS.

      Sábado (27/07/2013) - Tinha 2 sapos, não consegui comer nenhum (acabou chegando uma tia na minha casa, e tive que ajudar minha mãe com os sapos dela e não comi nenhum dos meus).

      Domingo (28/07/2013) - Tinha 1 sapão e consegui comer ( ah quanto tempo eu não ia passear com meu noivo e tirar um tempinho para conversarmos a caminho da Catedral) !! Foi bem divertido !!

      Excluir
    2. Olá Dona Rapha !!

      Segunda - feira (29/07/2013) eu tinha 4 sapos, consegui comer todos !!

      Realmente estou gostando disso !! Mesmo com todas as dificuldades ( e a falta de vontade batendo de vez em quando) tá bem elgal chegar no fim do dia e conseguir descansar ou poder ler um livro !!

      Excluir
  80. Olá D. Rapha!
    Continuação:
    Quinta 25/07- 03 sapos, comi 02;
    Sexta 26/07- 03 sapos, comi 01.

    Bj.

    ResponderExcluir
  81. Olá D.Rapha!
    Hoje sábado 27/07/13 eu tinha 04 sapos e comi 01.
    A luta continua......
    Bj.

    ResponderExcluir
  82. Boa Noite Dn. Raphaela :)
    Segunda- Feira tinha 04 Sapos : Comir TODOS.
    Terça- Feira tinha 03 sapos : Comir apenas 01 sapo
    Quarta-Feira tinha 04 sapos : Comir TODOS.
    Quinta-Feira tinha 03 sapos : Comir apaenas 01 sapo.
    Sexta-Feira tinha 03 sapos : Comir TODOS.
    Sabado tinha 04 sapos : Comir TODOS.

    ResponderExcluir
  83. Ola dn rafa
    Segunda-feira: tinha 9 sapos comi 3
    Terça feira: tinha 10 comi 3
    Quarta-feira: tinha 10 comi 5
    Quinta-feira: tinha 10 comi 6
    Sexta- feira: tinha 9 comi 3
    Sábado: tinha tinha 9 comi 5

    ResponderExcluir
  84. Ola, d. Rapha!
    Segunda eu tinha 3 sapos, comi 2
    Terca eu tinha 3 sapos, comi 3
    Quarta eu tinha 2 sapos comi 2
    Na quinta tinha 3 comi os 3
    Na sexta tinha 5 sapos e comi os 5
    No sabado tinha 5 e comi os 5

    ResponderExcluir
  85. Olá Dona Rapha !! Minha semana foi bem legal !! Quantos sapos eu comi rsrsrs !! E ainda sobrou um tempinho p organizar o casamento rsrsrs !!


    Segunda Feira (22 de Julho): Eu tinha 13 sapos, e consegui comer 7 e meio.

    Terça Feira (23 de Julho): Eu tinha 8 sapos, e consegui comer 7.

    Quarta Feira (24 de Julho): Eu tinha 4 sapos, e consegui comer 3 e meio.

    Quinta Feira (25 de Julho): Eu tinha 4 sapos, e consegui TODOS

    Sexta - feira (26/07/2013) - Tinha 3 sapos, consegui comer TODOS.

    Sábado (27/07/2013) - Tinha 2 sapos, não consegui comer nenhum (acabou chegando uma tia na minha casa, e tive que ajudar minha mãe com os sapos dela e não comi nenhum dos meus).

    Domingo (28/07/2013) - Tinha 1 sapão e consegui comer ( ah quanto tempo eu não ia passear com meu noivo e tirar um tempinho para conversarmos a caminho da Catedral) !! Foi bem divertido !!


    Ufa !! E lá vamos nós p a próxima semana !!

    BEIJOS !! Fica com Deus !!

    ResponderExcluir
  86. Ola, D. Raphaela!

    Fiquei em duvida em que post eu deveria postar a minha tarefa. Então aí vai a minha comilança de sapos...rsrsrs

    (22/07) Segunda eu tinha 13 sapos e consegui comer 8
    (23/07) Terça eu tinha 7 sapos e consegui comer 4
    (24/07) Quarta eu tinha 6 sapos e consegui comer 3
    (25/07) Quinta eu tinha 5 sapos e consegui comer 2
    (26/07) Sexta eu tinha 5 sapos e consegui comer 1
    (27/07) Sábado eu tinha 3 e consegui comer todos.

    Consegui nessa semana comer sapos que já estavam gordos demais...rsrsrs

    Bjinhos!

    ResponderExcluir
  87. Olá Dona Rapha !!

    Segunda - feira (29/07/2013) eu tinha 4 sapos, consegui comer todos !!

    Realmente estou gostando disso !! Mesmo com todas as dificuldades ( e a falta de vontade batendo de vez em quando) tá bem elgal chegar no fim do dia e conseguir descansar ou poder ler um livro !!

    ResponderExcluir
  88. Olá Dona Raphaela !!

    Terça feira - (30/08/2013): tinha 3 sapos consegui comer 2

    Quarta - feira (31/08/2013): tinha 4 sapos consegui comer todos !!

    ResponderExcluir
  89. Oiii Dona Raphaela !! Acabei de ler o email da senhora !!

    E assim com a senhora, tbm estou com um sapo chatinho p comer mas tô indo !! rsrsrs

    Quinta - feira (01/08/2013): tinha 3 sapos comi 2

    Sexta - feira (02/08/2013): tinha 2 sapos comi 1

    Sábado (03/08/2013) Tinha uma sapão da beleza para comer e consegui devora-lo !!

    Domingo (04/08/2013) tinha apenas 1 sapo e consegui come-lo !!

    ResponderExcluir
  90. Segunda - Feira (05 / 08/ 2013): Tinha 2 sapos, comi meio ( a gripe não ajudou muito )

    Terça (06/08/2013): tinha 3 comi 2

    ResponderExcluir
  91. Quarta - feira (07/08/2013): tinha 6 sapos consegui comer todos

    Quinta - feira (08/08/2013): tinha 3 consegui comer todos

    Sexta - feira (09/08/2013): tinha 3 consegui comer apenas 1

    Sábado (10/085/2013): tinha 2 consegui comer todos.

    Domingo (11/08/2013) tinha apenas 1 e consegui come-lo !!

    ResponderExcluir
  92. Olá dona Raphaela! Tudo bem?

    Não soube em qual post, informar o Desafio do Tempo 3 - Tarefa #4
    Meta dessa semana: Trancar um novo Hábito!

    Por isso postei aqui... Me desculpe pos com certeza não é aqui para postar... rs... (só não quero ser eliminada)rs

    Vamos lá então...

    Segunda - Feira (19/08/13) - Dn. não fiz a lista. Por isso não engoli nenhum sapo, muito menos criar ou abandonar um hábito... Esse começo de semana só a intervenção divina na minha vida... mas não posso desistior ok...

    Terça - Feira(20/08/13) - Sem sucesso... muitos compromissos (digo sapos) antigos e pendentes para resolver e novos surgindo... mas não posso desistir...

    Quarta - Feira (21/08/13) - Uma luz no final do tunel... Meu Deus há uma esperança... 9 sapos na lista para comer, consegui 1, alías foram 2. Por que um era antigo e não estava na lista de hoje mas consegui degustar uma parte (conclusão do estágio). Da minha fraqueza estou tirando força... sexta - feira em mais comentários. Estou retomando um hábito, que jamais deveria abandanar (me alimentar da palavra de Deus).

    Abs e bjs dona Raphaela e parceiras...

    ResponderExcluir
  93. lá dona Raphaela! Tudo bem?

    Não soube em qual post, informar o Desafio do Tempo 3 - Tarefa #4
    Meta dessa semana: Trancar um novo Hábito!

    Por isso postei aqui... Me desculpe pos com certeza não é aqui para postar... rs... (só não quero ser eliminada)rs

    Vamos lá então...

    Segunda - Feira (19/08/13) - Dn. não fiz a lista. Por isso não engoli nenhum sapo, muito menos criar ou abandonar um hábito... Esse começo de semana só a intervenção divina na minha vida... mas não posso desistior ok...

    Terça - Feira(20/08/13) - Sem sucesso... muitos compromissos (digo sapos) antigos e pendentes para resolver e novos surgindo... mas não posso desistir...

    Quarta - Feira (21/08/13) - Uma luz no final do tunel... Meu Deus há uma esperança... 9 sapos na lista para comer, consegui 1, alías foram 2. Por que um era antigo e não estava na lista de hoje mas consegui degustar uma parte (conclusão do estágio). Da minha fraqueza estou tirando força... sexta - feira em mais comentários. Estou retomando um hábito, que jamais deveria abandanar (me alimentar da palavra de Deus).

    Abs e bjs dona Raphaela e parceiras..

    Obs.: Dona sou a parceira Fernanda Candido, não lembro do login e da senha para postar me perdoe por favor

    ResponderExcluir
  94. Flávia Larissa Sarti21 de agosto de 2013 às 23:04

    Olá dona Raphaela, essa semana pra mim voou. A sra só me enviou a 4ª tarefa quinta-feira, dia 15! Bom, no mesmo dia eu preparei uma lista emergente... de tudo que eu precisava fazer - correndo - em 7 dias. A LISTA FOI TÃO GRANDE QUE DEU 32 SAPOS. Mas eu não obtive sucesso. Eu não consegui entrar na internet durante esses 7 dias. Hoje faz uma semana. Eu sei, eu preciso me esforçar mais. Estou escrevendo esse comentário às 00:57 de 22/08/13, cansadíssima, morrendo de sono, mas sei que tenho que ter palavra. E eu dei a minha ao me inscrever para esse desafio. Esse meu dia hoje será de reflexão. Pois não quero fazer somente a lista durante 21 dias pela manhã, mas quero fazer algo a mais, que acrescente na minha vida mais ainda... por isso preciso refletir para saber qual hábito diferente estou precisando acrescentar à minha vida. Eu sei que eram 3 comentários por semana. Eu não consegui comentar 3 vezes, mas segui fazendo as minhas listinhas... É dificil mas chegaremos lá!

    ResponderExcluir
  95. OLá D. Rapha!
    Desafio 03, tarefa 04- 21 Dias para trancar meu novo hábito.
    Bem, também postarei aqui meus comentários.
    Na verdade segunda-feira não engoli nenhum sapo e terça-feira do mesmo modo. Somente na quarta-feira tive um pequeno progresso, engoli 01 quando na verdade eu tinha 04.
    Hoje quinta-feira engoli eu tinha 03, engoli 01.A mudança de hábito tem sido dolorosa, mais do que pensei, contudo percebi que essa bendita lista ajuda sobremaneira a nos organizarmos, é realmente um salto no que diz respeito a planejamento, uma bênção.
    Não postei nada antes por dois motivos: Não sabia se era aqui o lugar certo e também por problemas na internet para abrir meu e-mail.
    Bem, vou ficando por aqui na luta para mudar meus hábitos ruins e consolidar os bons. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  96. Olá D. Rapha!
    Ufa, vamos lá...continuando...
    Ontem sexta-feira 23/08 eu tinha 06 sapos, comi 03.
    Hoje sábado 24/08 ei tinha 04 sapos,comi 02, sendo um deles bem gordo e chatoooo!
    Estou feliz, mesmo estando cansada e ainda tendo que ir trabalhar, mas o motivo de minha alegria é estar me modificando e deixando de ser uma pessoa procrastinada. Um super abraço!

    ResponderExcluir
  97. Oi Dona Raphaela !!

    Nem consegui postar meus sapos semana passada !!
    Acabei pegando um resfriado chatinho !! Aff !!

    Acabei acumulando alguns sapos, e vou ter que dar um jeito neles essa semana !!

    O legal é que esse final de semana me dediquei a coisas que não fazia há algum tempo - mesmo gripada !!

    Bom, daqui a pouco eu retorno, vou comer alguns sapos !!

    ps: Não consegui postar no outro post !!

    ResponderExcluir
  98. Olá D. Rapha!
    Bem, não postei meus sapos nos últimos quatro dias por conta de uma gripe que me atacou, mas amanhã estarei de volta à luta para comer os sapos diários. Agradeço a compreensão.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  99. Essa semana o sapo mil vidas continuou me perseguindo, mas fui comendo ele todos os dias. Viva!

    ResponderExcluir
  100. Olá D. Rapha!
    Bem, trancar esse BOM hábito tem sido muito útil para mim, embora eu tenha estado com alguns imprevistos na minha saúde que me atrapalharam, mas olhar para trás não adianta como a senhora mencionou no último email que recebi.
    Aos poucos estou organizando minhas coisas, meus estudos, enfim...minha vida.Mesmo que eu não coma muitos sapos todos os dias, pelo menos minha cabeça está mudada e sei que só depende de mim para aproveitar meu dia e me manter sempre organizada e sobretudo, disciplinada.
    Um grande abraço a todas.

    ResponderExcluir