Pages

17 de agosto de 2011

Ah se eu pudesse…


Deus tinha um plano, um plano bem específico. Salvar o povo de Israel da fome. E então ele escolheu um homem, que na época era só um menino, para realizá-lo. Ele escolheu José.

Deus o escolheu dentre todos os seus irmãos e lhe deu um sonho como um sinal de que um dia Deus o engrandeceria e o exaltaria em sua casa. Desde o momento em que Deus o escolheu, as coisas foram de mal a pior. Ele foi invejado e odiado por seus próprios irmãos e como se isso não fosse o suficiente, ele foi vendido como escravo e mandado para uma terra estranha, longe de todos e tudo que ele amava.

Provavelmente ele orou e pensou que alguém viria ao seu socorro, que aquela não seria a sua vida. Mas ninguém veio e nenhuma resposta veio. Deus parecia estar em silêncio. A única coisa boa era que tudo o que ele fazia era bem sucedido, ele foi promovido a supervisor da casa de seu mestre. Finalmente ele tinha um pouco de paz e respeito naquele tumulto em que a sua vida tinha se tornado. Provavelmente ele estava orando e planejando uma maneira de ser livre da escravidão para assim voltar à sua própria casa, ao seu pai. Bem quando tudo parecia estar dando certo pra ele, a vida lhe trouxe uma outra surpresa.

Ele foi acusado de algo que nunca fez, nem sequer tinha intenções de fazer. Tudo o que ele estava tentando fazer era estar bem diante de Deus e viver de acordo com os princípios que foi ensinado. Por causa daquela acusação injusta, ele foi mandado para a prisão. Nada dava certo pra ele, de que adiantava... ele tentou fazer tudo certinho, continuou usando a sua fé em Deus mas ela não o ajudou no momento em que mais precisava.

Ele recebeu mais trabalho e mais responsabilidades. Agora ele era supervisor da cadeia... que piada! Qual era a vantagem disso pra ele?

“E tudo o que ele fazia o Senhor prosperava.” Genesis 39:23

De novo, qual é a vantagem disso, prosperar no que você faz se não pode usar isso pra nada? Quando você está amarrado pelos seus problemas?

Deus ainda parecia ser com ele, mas não o suficiente para tirá-lo daquela situação. Mas ele manteve a sua fé e integridade e deixou com que Deus o usasse mesmo sabendo que não havia nenhum benefício para ele.

Depois de ajudar dois dos oficiais de Faraó, ele especificamente pediu a um deles que assim que saísse da prisão que se lembrasse dele e o mencionasse a Faraó para que então ele também pudesse sair daquele lugar. Eu tenho certeza de que ele pensou que essa era a sua chance, quem sabe se agora era finalmente a hora em que ele alcançaria a sua liberdade... Isso foi o que aconteceu:

“O copeiro-chefe, todavia, não se lembrou de José, porém dele se esqueceu.” Genesis 40:23

Dois anos inteiros se passaram e ele ainda estava lá. Eu tenho certeza de que o sonho que Jose teve um dia agora estava embaçado, quase inteiramente apagado de sua memória, só um sonho de um sonho. Ele ainda tinha alguma esperança?

Mas veja só, tudo isso era parte daquele primeiro plano. Como Deus poderia usar uma pessoa de uma forma grande e dar a ela uma responsabilidade muito séria se tal pessoa não tem nenhuma habilidade, ou se ela facilmente desiste da sua fé, ou se abandona os princípios de Deus no primeiro sinal de problema? Ele não pode! E foi por isso que Deus permitiu que José passasse por tudo o que ele passou e usou todas as suas circunstâncias para formá-lo e moldá-lo no homem que ele precisava ser para cumprir aquele plano.

Você tem usado a sua fé mas não viu ainda os resultados que espera? Você tem tentado tudo o que sabe pra resolver esse problema mas ele continua aí? Bem-vindo ao clube!

Não importa se você ainda não vê o plano todo, não importa se você não se sente capaz ou apreciada. Não importa se as coisas não parecem estar dando certo no momento, não importa se você já tentou antes e falhou. Tudo o que importa é que você se lembre do sonho e focalize nele. DEUS NÃO FALHARÁ NO QUE ELE TE PROMETEU, não importa o quanto as coisas pareçam mal nesse momento. Se você perseverar na sua fé e fé somente, não no que os seus olhos vêem e o seu coração sente, fé somente, então como José você terá a realização desse sonho, você terá o que tem lutado pra conseguir todo esse tempo...

Ou você pode aceitar as coisas do jeito que são, desistir, de rebelar, seguir o que você sente e permanecer nessa prisão pro resto da sua vida, só se perguntando, ah se eu pudesse...

2 comentários:

  1. Eu faço parte do clube.
    E no mesmo Espírito: foco, força e fé !
    É só uma questão de tempo ...

    ResponderExcluir
  2. O interessante nisso tudo é que Deus não desiste de nós... José foi um tanto precipitado ao contar o sonho de Deus pra ele.. Acho que cada um vai descobrindo o sonho que Deus tem pra si, mas de certo que esse sonho pode gerar inveja e oposição pelos que não tem a mesma fé e acham que você sonha alto demais... Alto demais pra Deus te fazer chegar ali? Deus tem um sonho e embora pareça demorado ou esquecido dele, ele não tarda nem tampouco falha. Basta fazermos nossa parte.

    ResponderExcluir