2 de janeiro de 2012

A razão é muito importante


Se você é pelo menos um pouquinho como eu, então você não é muito boa em seguir muitas direções ao mesmo tempo.

Por exemplo, se você me ensinar algo novo me dando muitas instruções, vai ser bem difícil pra eu aprender seja lá o que for que você está tentando me ensinar. A minha mente funciona melhor se receber poucas coisas de cada vez. Então, baseada nessa pequena deficiência minha, eu vou dar pequenos passos todas as semanas para aprender como administrar o seu tempo bem.

Como você pode ver na minha postagem anteriorsobre o assunto, eu estou longe de ser especialista nesse assunto, mas tenho o alvo de chegar lá um dia, por isso o Desafio do Tempo.

Eu já tentei me organizar muitas vezes antes, mas nunca fui realmente bem sucedida por causa de vários fatores, mas tem uma coisa que eu percebi que nunca tinha percebido antes. Se eu quero ser bem sucedida nesse projeto, eu preciso entender que saber a razão pela qual eu quero mudar é absolutamente crucial para fazer com que isso aconteça. O problema é que muitas vezes as nossas razões são erradas.
  
Aqui estão algumas que embora sejam boas, nunca foram o suficiente para causar a minha mudança:


1. Se você não é organizada com o seu tempo, você não é uma pessoa normal, não é eficiente no que faz e por isso começa a ter uma má reputação

2. Você quer ter paz. Você quer terminar todas as suas tarefas para que não possa mais se preocupar com elas

3. Você tem muito o que fazer e se sente sufocado 

4. É a coisa certa a se fazer

5. Você não quer que as pessoas fiquem atrás de você, cobrando isso e aquilo. De novo, tem a ver com a paz.

Se alguma ou todas essas razões são incentivos o suficiente para você mudar, muito bem. Use-as! É importante que você saiba porque e para que você está mudando. Porém, se você já pensou sobre as razões mencionadas acima mas não conseguiu mudar, então talvez o seu motivo seja errado.

Eu me perguntei, 'por que embora eu melhore nessa área da minha vida, parece que eu nunca consigo realmente mudar?' A resposta foi 'você não está focalizando na sua verdadeira razão'. Uma vez que eu entendo isso eu tive a motivação que eu precisava para tentar novamente, me esforçar mais, fazer melhor e fazer os sacrifícios necessários para alcançar o meu objetivo.

Eu não vou contar pra todo mundo aqui qual é a minha razão, ela é na verdade bem simples mas muito, muito importante pra mim. Esse pequeno detalhe eu só conto para as minhas parceiras, que se alistaram nesse desafio comigo.

Então, aqui vai o primeiro passo para o sucesso na administração do tempo:
  
Descubra porque você quer mudar. Se a sua razão não é boa o suficiente ou forte o suficiente, então encontre uma melhor, um resultado final que vá fazer com que seus sacrifícios valham a pena.

Se você não tem nenhuma razão, você não precisa mudar de verdade, precisa?

16 comentários:

  1. Acredito que as minhas razões sejam uma mistura dos números 2 e 3, preciso ter paz sabendo que as minhas tarefas estão cumpridas, porque tenho muitas cobranças. Além do mais e ainda mais importante, nunca consigo fazer várias coisas ao mesmo tempo nem deixar nada pela metade, por isso preciso terminar uma tarefa para começar outra. Não é que eu simplesmente queira me livrar de algo, mas minha consciência me cobra, sabe? Alguém se lembra, por exemplo, de um antigo comercial de TV que mostrava um pica-pau martelando na cabeça de uma moça, tentando lembrá-la de suas tarefas? Nem me lembro mais de qual produto se tratava, mas acho que ilustra bem esse caso que escrevi, kkkk :)

    ResponderExcluir
  2. SIM EU NESSECITO MUDAR MAS NÃO O MEU EXTERIOR,E SIM LÁ DENTRO E SÓ ALIADA COM DEUS EU CONSEGUIREI

    ResponderExcluir
  3. Anônimo, se quiser ajuda, escreva pra mim. Clique no topo do blog onde diz 'Fale comigo' :)

    ResponderExcluir
  4. Ao ler o post dona Rapha vejo que esses dois são motivos fortes para a minha razão de querer mudar....

    2. Você quer ter paz. Você quer terminar todas as suas tarefas para que não possa mais se preocupar com elas


    4. É a coisa certa a se fazer

    E assim eu tenho o desejo de servir a Deus no altar, e por ajudar algumas esposas aqui na minha igreja durante esses 13 anos de obra que tenho, vejo o quanto elas tem para fazer e os dias de calma são poucos, e ainda mais, hoje essas responsabilidades cresceram, ao longo dos anos, e se eu não mudar isso aqui e agora, quando estiver dentro as dificuldades se multiplicarão acredito assim.....
    Então para o presente e pro futuro também são motivos fortes para eu ter que mudar!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eu realmente preciso mudar, meus motivos? Quero ser usada por Deus em todas as áreas da minha vida, e creio que se eu não for disciplinada o suficiente não irei conseguir. Também quero ter exito nas coisas que faço, e já perdi muito por ser desorganizada.ui
    Fiquei 1 ano tentando aprender violão,e não consegui, não por que sou incapaz, mas por que sou desorganizada.
    então como Deus pode usar completamente uma pessoa desorganizada e indisciplinada?
    Eu quero ajuda!!! Tenho medo de não conseguir mudar, mas vou em frente assim mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danuza, estou começando o desafio agora - bem atrasada. Mas meus motivos são muito parecidos com os seus. Como está o seu desafio?

      Excluir
  7. Nossa muito boa essa dica! Amei seu blog Dona Raphaela!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oi Rapha.
    Que inspiração forte!
    Hoje sou uma pessoa muito mais disciplinada do que há 5 anos, entretanto, ainda preciso me superar. E por isso, eu aceito o desafio.
    Um bjo

    ResponderExcluir
  9. Prezada Cristiane, embora não tenha a miníma vontade mudar, eu sei que presciso é por essa razão que vou mudar.

    ResponderExcluir
  10. Dna fazia tempo que eu não entrava no blog da sra, e quando encontrei esse post, percebi uma oportunidade de mudar, sofro com as mesmas dificuldades que a sra ( é bom não ser a única rs). Tenho mais de uma razão para mudar:
    3. Você tem muito o que fazer e se sente sufocado


    4. É a coisa certa a se fazer


    5. Você não quer que as pessoas fiquem atrás de você, cobrando isso e aquilo. De novo, tem a ver com a paz.

    Eu acabei de entrar no Desafio!

    ResponderExcluir
  11. Jana, manda uma mensagem pra mim na seção do blog que diz 'Fale Comigo' e deixe o seu email pra que eu possa te mandar os e-mails semanais sobre o desafio :)

    ResponderExcluir
  12. D. Raphaela,

    estou seguindo nas tarefas espero estar fazendo certo.

    Os meus motivos são: a coisa certa a se fazer e depois porque não é bom para uma mulher de Deus ser vista como irresponsável.

    Obrigada por compartilhar suas experiências.

    Thamires Kristine Santos
    Cenáculo de Santos - SP

    ResponderExcluir
  13. Olá dona Raphaela,
    Eu tenho esse mesmo defeito, quase nunca consigo organizar o meu tempo. E a minha razão para querer mudar é que quero ser um referencial do Senhor Jesus, e espalhar a sua essência por onde eu for. Uma mulher de Deus não pode ser desorganizada ela tem que saber administrar o seu tempo para não ser vista como irresponsável.
    Beijossss
    Na fé!!!
    Larissa Ribeiro

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, bem a razão principal por la que quero mudar é porque, estou cansada de que eles estão cobrando de mim o tempo todo por meus fazeres, e eu quero ser uma referência do meu Senhor e ele não é desorganizado.
    Beijos
    Paola

    ResponderExcluir