Pages

9 de janeiro de 2012

Desafio do Tempo Passo Nº 2 - Pense no Papel!


Agora que você já tem uma razão forte pra querer mudar e aprender a administrar o seu tempo bem, é hora de fazermos algo na prática.

 Aqui vai uma regra se você quer ser bem sucedida nesse desafio: Escrever.
É isso mesmo! Escreva tudo o que você precisa, quer, gostaria e vai fazer. Se você quer ser organizada com o seu tempo, você precisa adquirir o hábito de escrever os seus planos e afazeres.
Algumas pessoas vão ler isso e dizer que não têm tempo pra escrever nada, que já têm pouco tempo agora, imagina se ficarem escrevendo. Claro que você não tem tempo! Se você não tem esse hábito, provavelmente você não é uma pessoa muito organizada com as suas tarefas diárias e é exatamente por isso que você pensa que não tem tempo.


Todos os livros e artigos que eu li sobre a administração do tempo falam sobre isso. Todas as pessoas que eu conheço que usam o seu tempo bem, o fazem por causa desse mesmo princípio: Quando o assunto é a lista de tarefas que têm que cumprir no seu dia-a-dia, elas não pensam somente em suas cabeças mas também pensam no papel. Todas as vezes que eu consegui fazer algo bem, foi por ter seguido essa regra.

Tem alguma coisa sobre escrever a nossa lista de afazeres que faz tudo ficar muito mais claro, muito mais real e alcançável.

Então, mesmo que você não tenha esse hábito, mesmo que você não goste, mesmo que pense que não funciona ou que não funcionou pra você no passado, faça mesmo assim. Vamos dar um passo de cada vez ok?

Então qual é o próximo passo no nosso desafio? Aqui está o que vamos fazer essa próxima semana:

* Divida tudo o que está acontecendo na sua vida nesse momento em projetos. Sim, nós vamos chamá-los e vê-los como projetos a partir de agora. Seus projetos podem ser por exemplo, sua casa, seu trabalho, sua escola/universidade, sua igreja, um curso que esteja fazendo ou pretende fazer, um blog, um livro, sua saúde, perda de peso etc. Basicamente tudo o que você está fazendo agora, tudo o que já precisava ter feito  há um tempo atrás e coisas que você ainda precisa ou quer fazer. 

Escreva todos eles, um por um. Isso pode ser feito em um caderno ou no seu computador se preferir. Não importa, contanto que você tenha tudinho na sua frente. Quando você fizer isso, talvez você perceba que não tem tanta coisa pra fazer como pensava, ou que na verdade você consegue fazer tudo se trabalhar de uma forma organizada. Talvez você vai ver que simplesmente tem coisas demais pra fazer.  
Agora, você precisa ver os seus projetos e decidir quais são os mais importantes NESSE MOMENTO. Quando eu fiz isso semana passada, eu tinha um total de 13 projetos e eu vi rapidinho que era impossível trabalhar em todos eles ao mesmo tempo e então eu decidi adiar alguns para uma data/tempo futuro. Eu não desisti deles, eu simplesmente os adiei para que eu possa trabalhar no que é realmente prioridade nesse momento. Eles diminuíram para 8.

Não é muito difícil, não é?

Eu tenho feito isso e tem funcionado que é uma maravilha pra mim :) É por isso que eu pude escrever essa postagem dias antes de ter que publicá-la. Sim, o Desafio do Tempo é um dos meus 8 projetos.


Se você tem alguma dúvida ou pergunta, você pode escrever pra mim aqui ou nos comentários abaixo. Agora, vamos trabalhar! Mais na semana que vem.

16 comentários:

  1. Dona Raphaela,dividi minhas atividades em 9 projetos importantes, mais depois de avaliar cada um , com cuidado, resolvi adiar um deles e ficar com 8, pois facilitará para que eu coloque em pratica com qualidade.Um abraço e até a proxima semana!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Inicialmente eu também tinha 9 projetos, mas depois de refletir bastante eles foram reduzindo para 5. Agora sim, ficou mais claro para mim! Muito legal!! bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Rafa

    Eu dividi em 6 projetos inicialmante, quero dar bastante atenção a eles para depois abrir meus horizontes, obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei com cinco !!
    Tirei alguns que não precisava, e fiquei só com os mais importantes.

    ResponderExcluir
  5. Meu telefone tem lista que não acaba mais. Isso passou a ser um fundamento. Qualquer técnico de time que se preze, seja ele de basquete, futebol, futebol americanao, etc; tem sua prancheta. Eles não ficam só no treino físico.

    ResponderExcluir
  6. Nossa adorei a idéia acabei de ler e vou correndo colocar em prática... voltarei e contarei o resultado. Bjosssss

    ResponderExcluir
  7. Dn. Raphaaaaa!!!! Help!!! rsrsrs ,escrevo e me e perco ainda!! Vou me dedicar mais e logo escrevo!! Bjs
    Estou decidida e vou conseguir!! E dificil mas vamos juntas!

    ResponderExcluir
  8. Ta ligado D. Rafinha....

    Tem razão, tenho usado a agenda nestas ultimas semanas, e agora não consigo trabalhar sem ela, me organizo muiiiiiiiiiiiiito mais..... confesso que detesto ficar escrevendo tudo que vou fazer, mas é bem melhor........espero pelas suas dicas ... bjus flore.......

    Carine
    Porto Alegre-Rio Grande do Sul-Brasil

    ResponderExcluir
  9. Muito bom, vou fazer.
    Já separei um caderno e pra não sentir a sensação de que não vou conseguir realizar todos os projetos, vou anotar por mês. A começar por esse mês de Janeiro, que é o principal dos meses...
    Att.Ediana

    ResponderExcluir
  10. Wou Dona Rapha,acabei de fazer minha lista pensei muito antes de faze-las e ví que eu tenho de projetos um total de 10!!!!
    E no momento de reduzir,não houve redução,e desses 10 essa semana já os executei!!!!
    E será finalizado, que era colocar a voz em um CD no estúdio, agora,vou com tudo pra cima desses 9 que faltam, alguns serão conquistados facilmente, agora tem 2 deles que será meu "pesadelo", a senhora já até deve saber qual é mais tem dado certo!!!
    Eu vou chegar lá esse é o meu ano, já decido, isso nem é mais projeto é realização.
    De fé em fé sempre....
    A postos para mais direções da senhora.... =)

    ResponderExcluir
  11. Oi d.Rapha, demorei mas terminei...minha lista de projetos ficaram em 9, não tirei nenhum, porque são essenciais para este ano, alguns são mais urgentes, outros serão para o ano todo, mas não posso terminar o ano sem realizá-los. Vamos na fé.
    Bjs.
    Mag

    ResponderExcluir
  12. ao tofo foram nove projetos.

    ResponderExcluir
  13. Até agora, eu tenho 4 projetos. Possa ser que eu tenha mais depois, mas de agora, apenas esses. :)

    ResponderExcluir
  14. Bon até agora tenho 9 projectos. Eu não sabia que tinha tanta coisa para fazer mas não vou abandoná-los. ;)

    ResponderExcluir
  15. Dona Raphaela, comigo deu o total de 21 projetos, consigui adiar cinco e riscar (por tempo indeterminado) outros três... mesmo assim ainda são trese, mas acho que dá.

    ResponderExcluir