Pages

13 de outubro de 2011

Saga Você foi Incepted? - Amor a toda Prova Parte I

Continuação do "Você foi 'Incepted'? - Parte II"



De onde saiu a idéia do noivo carregar a noiva no colo na noite de núpcias?

Eu lembro que via muito essa cena nos filmes e achava super romântico. Eu também lembro que queria muito que o mesmo acontecesse comigo quando me casasse. Embora isso não seja algo ruim, você tem que concordar comigo que se não fosse pelos filmes, essa ideia jamais passaria pela minha cabeça.

Se algo tão pequeno e sem importância pode ser plantado em nossa mente através dos filmes, você acha que idéias grandes, aquelas de mudar a vida pra pior também podem? Eu penso que sim!

Na verdade, eu creio que alguns filmes são feitos exatamente com essa intenção, alterar a maneira como as pessoas pensam, sentem e se comportam em geral... e não pra melhor.

Um deles é sem dúvida o filme ‘Amor a toda Prova’.

Deixa eu te dar um resumo do filme:

Uma mulher casada com o marido por mais de 20 anos decide se divorciar. Ela alega que não havia mais conexão entre os dois, que a chama havia se apagado e que eles não conseguem mais fazer um ao outro feliz. Isso é muito comum nos dias de hoje, não é verdade? Mas espera aí...

Ela dormiu com um outro homem. Pois é, ela não estava feliz com o marido, ele não a entendia mais e então ela o traiu. O filme passa claramente a mensagem de que ‘se o seu marido é insensível, distante, distraído, não presta muita atenção em você, não tem problema traí-lo... afinal de contas, ele te deixou sem nenhuma outra escolha’.

Agora me diz, DESDE QUANDO?? Desde quando trair o marido ou esposa não tem problema? Desde quando a traição é algo aceitável?

Mas esse filme vai te dizer que é! Que é assim que são as coisas! Ele vai te dizer que a ‘coitadinha’ da esposa não teve culpa nenhuma na desintegração do casamento e que foi tudo culpa do marido.

Mas isso não é tudo! Aqui vão mais mensagens indiretas que esse filme passa:

“Tudo bem se você é sujo, tem pensamentos sujos e fazer o que está pensando não tem problema. Contanto que você seja adolescente... tudo bem. Os pais que vêem o filho de 12 anos olhando pornografia na Internet devem simplesmente rir e não fazer nada a respeito. Não há nada a se fazer... ele é só um adolescente.”

“Esposas, se vocês não estão satisfeitas com o homem de vocês, simplesmente arrumem outro e certifiquem-se de dormir com ele. Vocês nem precisam se divorciar do marido pra fazer isso”.

“Maridos, se vocês foram abandonados por suas esposas, por favor se iludam em pensar que podem se comportar como um solteirão totalmente irresponsável. Durma com o máximo de mulheres que puderem... agora é a sua chance.”

“Se você é bonito, não seja estúpido de ficar com uma mulher só. Seja um ‘pegador’ e consiga o máximo de garotas que durmam com você, se você conseguir uma diferente toda noite, melhor ainda.”

“Garotas adolescentes, não tem problema nenhum você se apaixonar por um homem 30 anos mais velho do que você. Se ele acha que você é muito novinha, mande pra ele uma foto de você nua e seu problema está resolvido.”

Eu não estou exagerando!!! Isso é exatamente o que você pega desse filme... SE você estiver prestando atenção.


Continuação amanhã...

5 comentários:

  1. E ainda temos as novelas ... aqui no Brasil são elas que exercem esse papel influenciador. Por terem um maior acesso por todas as classes e uma linguagem "entendível" por todos - cultos ou não ...
    E essas idéias tanto são passadas assim claramente, sem pudor como também sorrateiramente.
    Dia desses chegava em casa e meus pais assistiam a uma delas e uma cena me chamou atenção. Os atores levaram mais de cinco minutos explicando (em um diálogo) quais os passos no processo de divórcio. Era incrivelmente repugnante a maneira minuciosa que explicavam ... aliás pode reparar que as cenas mais demoradas é ensinando o que não presta ...
    Músicas, filmes, novelas, dança tudo está de uma forma ou de outra corrompido e sendo usados como instrumentos de manipulação.
    Tem que se estar muito, mas muito atento as influências que eles podem trazer para as nossas vidas.

    ResponderExcluir
  2. Nubia, imagina então as novelas que são todos os dias? Tem gente que não gosta muito de filmes, mas novelas a maioria das pessoas gostam e como consequência tem sido influenciadas e muito por elas.

    ResponderExcluir
  3. Gente, é verdade... As novelas de hoje em dia e os filmes, estão influenciando cada vez mais a mente das pessoas, principalmente a dos jovens... O que é isso??? Onde nós estamos??? Agora, então, quer dizer que eu vou ter que viver "conectada" 24h??? Cara, eu trabalho em uma escola, onde jovens de 17 anos já estão casadas(os), mas "namoravam" desde os 13!!!! Meninas e meninos de 11,12 anos já pensam em coisas absurdas!!!!
    Poxa, eu quando tinha 13 anos, ainda brincava de Barbie, cara!!! Temos que rever essas questões, e ver onde o mundo vai parar com tantas coisas assim!!!

    ResponderExcluir
  4. Santas palavras acredito que a mente humana esta voltada somente o que a midia ensina, várias mulheres copiam o que elas assistem, deixando de lado a realidade e permitindo que o emocional fale mais alto.

    ResponderExcluir